Morre Clarice Chwartzmann, chef do RS especializada em churrasco que formava mulheres assadoras
14/09/2025
(Foto: Reprodução) Clarice formou mais de 3 mil mulheres assadoras
Divulgação/A Churrasqueira
A chef de cozinha Clarice Chwartzmann, natural de Passo Fundo, no Norte do RS, morreu na noite de sábado (13) em decorrência de insuficiência cardíaca. Ela estava internada na UTI de um hospital em São Paulo após ter sofrido um infarto enquanto estava no Ceará, na terça-feira (9).
Desde 2014, Clarice, que era publicitária, passou a se dedicar à paixão pelo churrasco. Através do projeto A Churrasqueira, formou mais de 3 mil mulheres assadoras e participou de eventos gastronômicos pelo país.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
O corpo de Clarice foi cremado neste domingo (14) em São Paulo. Uma cerimônia de despedida também deve ser feita em Porto Alegre, sem data definida.
LEIA TAMBÉM:
Gaúcha inova com aulas para mulheres de como fazer churrasco
Clarice Chwartzmann dá 12 dicas sobre churrasco
"Todos os que conviveram com ela têm alguma história pra contar da Cla. Em sua passagem pela vida, ela foi como um trovão. Porém não pela fúria, mas como uma força da natureza, como um evento poderoso, em que a luz vem antes do som. Assim ela chegava e assim abria caminhos", afirmaram as irmãs Lilian, Flavia e Luciana Chwartzmann.
"Foi a primeira filha, a independente, a inquieta, a empreendedora, a churrasqueira que quebrou muitos tabus, a criadora de empresas, marcas e ideias que tiveram relevância, tanto como referência para seu núcleo familiar e amigos, quanto para a cultura e o mundo ao seu redor. Nos altos e baixos da vida, a Cla não deixava a peteca cair. Ela estava sempre em movimento. O legado dela é gigante e não vai parar por aqui", completam.
Na Rede Globo, foi jurada no quadro “É De Casa na Brasa”, do programa É De Casa, e do Cozinheiros em Ação, do GNT, além de participações no Saia Justa e no Tempero de Família, com Rodrigo Hilbert.
Em 2022, durante uma passagem por Porto Alegre, Caetano Veloso aproveitou para comer o tradicional churrasco gaúcho preparado por Clarice. Nas redes sociais, a churrasqueira escreveu: "quando me chamaram para realizar um desejo de Caetano Veloso me tremi toda. Qual desejo? Picanha! Mas bah".
Clarice e Caetano em jantar com picanha em Porto Alegre
Reprodução/Redes Sociais
Acampamento Farroupilha movimenta o mês de setembro dos gaúchos
VÍDEOS: Tudo sobre o RS